300 Anos

No ano de 1717, por ocasião da visita do governador da capitania de São Paulo a Guaratinguetá, três ótimos pescadores – Domingos Alves Garcia, João Alves e Filipe Pedroso – receberam a incumbência de providenciar muitos peixes para a recepção. Aflitos com a falta de peixe na região, os três foram ao rio Paraíba do Sul e começaram a puxar a rede, sem sucesso. A certa altura, João Alves puxou na rede o corpo da imagem de uma santa. Em seguida, a rede trouxe a cabeça de Nossa Senhora da Conceição. Admirado com a singeleza da peça (rechonchuda e risonha), ele embrulhou-a em um pedaço de pano e continuou seu trabalho. A partir de então, a pesca foi tão farta que os pescadores começaram a temer que a canoa afundasse.

 

Por ter aparecido na água, a imagem passou a ser chamada de Aparecida e começou a operar milagres na região.

Com o tempo, a peregrinação ao local em que a imagem ficava cresceu tanto que foi necessário construir uma igreja para ela. A igreja, com o tempo, foi substituída por outra, e o local virou a cidade de Aparecida do Norte, um dos maiores pontos de peregrinação de católicos no mundo.

Conta-se que até a princesa Isabel teria sido atendida pela santa e, em seu louvor, dado a coroa que cobre sua cabeça. Depois de um atentado em 1978, descobriu-se que ela é feita de terracota, por isso tem a cor mais escura.

Desde 1929, Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. Em 1988, seu dia virou feriado nacional. É a santa mais venerada no Brasil.                                                   Chaga, C – O livro dos Santos. 2008

 

Em 2017 comemoramos os 300 anos desse achado e temos várias festas ao longo do ano. Assim, e a partir do nosso quadro comemorativo de 60 anos da Imagens Bahia que foi um sucesso também fizemos o quadro de homenagem à santa mais querida do Brasil.
Tenha o quadro e imagens de Nossa Senhora Aparecida para celebrar este ano tão especial e veja suas outras imagens!

                               Nossa Senhora Aparecida                  1282p

 

                               2814-25                  Nossa Senhora Aparecida linha infantil